quarta-feira, 23 de julho de 2008

Autoria, responsabilidade e crianças


Ajudando uma colega de trabalho a criar seu blog, escutei uma frase interessante:
"Peraí, deixa eu ver se tem erros de português".
Esta frase me despertou para a reflexão de um tema sobre o qual eu já vinha pensando há algum tempo: autoria, responsabilidade e crianças.
A verdade é que, até bem pouco tempo atrás, a publicação de textos era restrita a um grupo de pessoas. 
A maioria das pessoas, obviamente, escrevem em seus diários guardados a sete chaves, nas agendas, em cadernos, em rascunhos...
Mas a publicação deste material particular, ou seja, tornar-se autor real e conhecido daqueles textos, era algo pouco acessível para a maioria das pessoas.
Com a ampliação do acesso à Internet e a disponibilização de ferramentas de edição HTML bastante intuitivas como os Blogs, pessoas "comuns", como eu ou você (que lê este texto),tiveram oportunidade de se tornarem autores publicáveis.
Nesta linha de pensamento,a preocupação da minha colega se justifica: ela é responsável por uma produção, autora do que está escrito, e portanto, deverá estar atenta à qualidade do texto, ao seu conteúdo, coerência, formatação, etc. Várias pessoas poderão ler aquelas palavras por ela assinadas e farão, consequentemente, um juízo de valor sobre sua pessoa.
A autoria é por si só um instrumento poderoso. Motiva a autonomia, a criação e faz com que o escritor se sinta "importante". Seu texto será lido por várias pessoas, a grande maioria, inclusive, que ele nem conhece.
Como professora alfabetizadora, não posso deixar de fazer um link entre autoria, responsabilidade e crianças.
As crianças, em todas as fases de seu desenvolvimento, precisam ser autoras reais de seus textos. Esclareço: ser autor real é escrever um texto significativo, para um remetente que existe!!!!
Saber que alguém irá ler o que escrevi é ponto chave para que me preocupe em ser coerente e escrever algo com qualidade no conteúdo e na formatação.
Para autores em fase inicial de produção de textos os blogs são um excelente instrumento pois propiciam a publicação, a troca, promovem a autonomia e, sobretudo, dão um enorme significado ao trabalho de escrever.
Mas também nós, escritores mais experientes, encontramos nestes instrumentos de publicação um importante aliado na construção da nossa identidade de autores.
Assim como as crianças sabemos que nossa produção é significativa, e que tem remetentes reais, quando as postamos em blogs. E isto nos faz bem. Imaginamos que outras pessoas podem ler o que escrevemos,concordar ou discordar do conteúdo, refletir e até mesmo desejar escrever sobre o mesmo tema.
Isto é altamente motivador!!!
Produção, escrita e criação, como tudo na vida, carecem de motivação, não é mesmo?!
E pensar que tudo começou com uma frase...

3 comentários:

Helveciop disse...

Em primeiro lugar querida:PARABÉNS!!

Em segundo lugar tenho dito nas ulas e formações que essa foi a
a grande revolução da web...a democratização da autoria e daí todas as consequências possíveis boas e ruins. Uma coisa boa é que os bons,como você e outros e outras, devem se apropriar dessa oportunidade histórica única e multiplicar tudo o que possa ser útil, bom, passível de ser construido. Um beijão no coração e você já tem um leitor de carteirinha. Ah! E o primeiro "post" não poderia ser mais atual e apropriado.

Anônimo disse...

Val, seu blog está lindo!
Beijos
Rose

thais pascoalon disse...

Oi valentina!
Muito interessante o seu texto!
Seu blog está muito bonito, parabéns!
Uma linda quinta - feira para você!
Abraço!
Thais Pascoalon- Agente de Informática