segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Navegar é necessário???

A frase do gerenal romeno Pompeu (106-48 aC): "Navigare necesse; vivere non est necesse" , dita aos marinheiros amedrontados para encorajá-los a viajar durante a guerra, me inspirou a escrever este texto.

Na época do general Pompeu navegar era mais que preciso: era necessário! Mais necessário até do que viver, na opinião do general.

Neste século XXI, navegar pelos mares de bites e bytes da Internet é mais necessário que viver?

Celulares conectados, carros conectados, geladeiras conectadas, famílias conectadas, crianças conectadas. Seres humanos, de todas as idades, navegam no infomar de Gilberto Gil, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no suplemento Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal : 2014, no que se refere a bens e serviços de acesso à informação e comunicação, 72,1% dos domicílios tem rádio, 97,1% tem televisão, 48,5% tem computador, em 42,1% os computadores tem acesso à internet, 37,1% possuem telefone fixo convencional e 91,1% tem celulares.

Com relação ao uso de internet a pesquisa do IBGE aponta que em 80,4% dos domicílios este uso é realizado pelo celular. E ainda: dos 9,4 milhões de usuários da Internet no Brasil, em 2014, 29 milhões (30,4%) eram estudantes.

Estes dados demonstram, dentre tantas coisas, que navegar tem sido necessário, preciso, facilitado pelo celular e realizado por muitos marinheiros jovens e, portanto, com pouca experiência de vida.

Assim, cabe a nós, adultos já vividos e experimentados na guerra do dia a dia, dizer aos nossos jovens marujos: navegar na Internet é preciso, algumas vezes necessário e inevitável, mas viver é fundamental e se expor em demasia, é desnecessário.