segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Por quê perdemos a conexão?


Se você não viu o filme AVATAR saiba que realmente está perdendo uma das mais belas histórias sobre viver em sociedade que já pude presenciar até hoje.
Obviamente os efeitos especiais e os recursos tecnológicos empregados são um show, mas, sinceramente, isto é o de menos.
O filme apresenta, de forma bastante simples, a fundamental e complexa discussão sobre a "conexão" da humanidade com o planeta, com todos os seres vivos que coexistem em um mesmo território.
Independente da espécie (mineral, animal, vegetal ou humana), da língua falada, do credo, da cor da pele, das opções sexuais, queiramos ou não, estamos sim todos conectados nesta grande rede energética da qual o planeta terra faz parte.
E apesar de ser tão óbvio, por vezes, nos esquecemos disto.
Com certeza o sucesso de AVATAR se deve a esta questão: trazer a tona a discussão da importância desta conexão para todos nós como comunidade, e para cada um em particular.
De tudo que é apresentado no filme quanto a esta temática, o que mais me fez refletir sobre este assunto, é que os Navis, povo que habita o planeta Pandora, faz esta "conexão" com os outros seres de seu planeta através de seus rabos.
Esta metáfora é esplêndida!!
Nós também já tivemos rabos, segundo a teoria da evolução das espécies.
Quando estávamos, no processo de nossa evolução humana, mais próximos dos macacos, tínhamos rabo, hoje ele se atrofiou...
Será que vivemos então uma evolução ou uma involução??
Sem "rabo", como temos feito as conexões com os seres que coabitam nosso planeta?
Ou melhor: estamos fazendo estas conexões??