terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Qual é a Crise???



Hoje estava "matutando" sobre esta palavra de cinco letras que não sai da boca das pessoas nos últimos meses: CRISE.
No dicionário está seu significado em nossa língua:

s. f.,
alteração para melhor ou para pior no curso de uma doença;
ataque, acometimento, acidente;
momento perigoso ou decisivo de um negócio;
perturbação que altera o curso ordinário das coisas;
situação de um governo que encontra dificuldades muito graves em se manter no poder.
- moral: luta interior entre dois sentimentos;
- ministerial: espaço de tempo entre a queda de um ministério e a constituição de outro que lhe sucede.

Algumas palavras e expressões merecem, a meu ver, destaque: "alteração para melhor ou pior", "momento perigoso ou decisivo", "pertubação", "dificuldades", "luta entre dois sentimentos", "queda" e "constituição".
Para mim, fica mais do que claro que crise, seja ela qual for, tem haver com mudança, escolha e decisão.
Para nós brasileiros, que já passamos por tantas crises econômicas, compreender que este é um momento de mudança é muito tranquilo. O que nós deixa perturbados é se teremos opções para fazermos escolhas... E mais, nossas escolhas serão feitas por nossos representantes políticos. Será que estes serão capazes de fazer as escolhas que favorecerão realmente a maioria de nossa população?
Para nós professores, as crises são muito bem vindas e fazem parte de nosso cotidiano. Sem elas, não há aprendizagem. É preciso que haja uma "crise" entre o que acredito dominar como conhecimento, e aquilo que está me sendo apresentado a todo momento.
As Escolas vivem crises diárias, conflitos, mudanças, pertubações e dificuldades. Aqueles que ali estão devem fazer as escolhas e tomar as decisões. Esta não é uma tarefa simples, já que, tratam-se de instituições sociais com múltiplos e heterogêneos personagens, que refletem a sociedade e estão refletidas nesta.
Então pergunto: qual é a crise, ou melhor, qual é a perspectiva da crise, que vivemos hoje (e lembro que esta não é só econômica, mas também, política, social e moral), devemos ter em mente?
A perspectiva da mudança, escolha e decisão. Ou a da dificuldade, ataque, acometimento, acidente?
O que nos diferenciará como população, profissionais e fundamentalmente como seres sociais será a escolha desta perspectiva.
Em momentos de crise podemos: retroceder, estagnar ou crescer.
Qual será sua opção?