segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Educação a Distância: sucesso, alcance de objetivos e critérios


A modalidade de Educação a Distância (EaD) pressupõem autonomia do estudante na organização dos tempos e espaços para a aprendizagem. Neste sentido, o estudante precisa ter clareza de que seu sucesso na aprendizagem dependerá, em grande parte, da sua capacidade de organização. Em outras palavras, como não há o rigor da presencialidade para comprovação de que há participação, bem como não há um tempo predeterminado pela instituição escolar, com dia/horário para realização das atividades, caberá ao estudante fazer seu plano de estudo. Quanto mais organizado e consciente estiver o estudante quanto ao seu plano de estudo, maiores serão suas chances de alcançar o sucesso nesta modalidade de educação.

Para alcançar os objetivos propostos na disciplina/curso que estiver ministrando na modalidade EaD o professor deve ter clareza que a mediação da aprendizagem ocorre de forma diferente daquela realizada presencialmente. Assim, será fundamental que o professor planeje o curso considerando que o material didático-pedagógico, as atividades e as avaliações, devem contribuir e promover as interações entre os estudantes e o professor, entre os estudantes e seus pares e entre os estudantes e o conteúdo programático. Outra questão fundamental a ser considerada, no planejamento e durante o curso, diz respeito às devolutivas, relativas às atividades propostas, e a disponibilidade ativa do professor para apoiar os estudantes. Como não há presencialidade e as interações acontecem por meio das plataformas digitais e/ou dos materiais impressos (dependendo do curso) é preciso que as devolutivas aos estudantes ocorrem de forma rápida, que o professor observe as dificuldades dos estudantes e se disponibilize para ajudá-los, de forma a para evitar a evasão, infelizmente, muito comum nesta modalidade. Esta estratégia deve ser divulgada aos estudantes para que saibam como, quando e onde encontrar apoio. Finalmente, é imprescindível que o professor, ao planejar seu curso, indique ao estudante como será avaliado e por quais critérios, e que tais informações também sejam divulgadas. Um excelente recurso para esta questão é a utilização de rubricas avaliativas.

É necessário ao professor, ministrando um curso em EaD, estabelecer critérios para escolha de material didático-pedagógico. Considero que o primeiro critério é avaliar a possibilidade de interação que o material proporcionaria ao desenvolvimento das atividades propostas. O segundo critério a ser considerado é o formato, a disponibilização e envio deste material: impresso, digital, enviado pelo serviço de correio físico ou correio eletrônico, disponibilizado em uma plataforma digital, etc. Um terceiro critério diz respeito a materialidade e recursos disponíveis para a produção deste material didático-pedagógico: financiamento, recursos técnicos e equipes envolvidas. Obviamente outros critérios podem, e devem, ser considerados: público alvo, a equipe pedagógica e o perfil docente, a duração do curso, dentre outros. Contudo, o que se pressupõem, sempre, é que os materiais e estratégias empregadas em cursos na modalidade EaD não são mera transposição daqueles/daquelas utilizadas em cursos presenciais.

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