A modalidade de Educação a Distância (EaD) pressupõem autonomia do
estudante na organização dos tempos e espaços para a aprendizagem. Neste
sentido, o estudante precisa ter clareza de que seu sucesso na aprendizagem
dependerá, em grande parte, da sua capacidade de organização. Em outras
palavras, como não há o rigor da presencialidade para comprovação de que há
participação, bem como não há um tempo predeterminado pela instituição escolar,
com dia/horário para realização das atividades, caberá ao estudante fazer seu
plano de estudo. Quanto mais organizado e consciente estiver o estudante quanto
ao seu plano de estudo, maiores serão suas chances de alcançar o sucesso nesta
modalidade de educação.
Para alcançar os objetivos propostos na disciplina/curso que
estiver ministrando na modalidade EaD o professor deve ter clareza que a
mediação da aprendizagem ocorre de forma diferente daquela realizada
presencialmente. Assim, será fundamental que o professor planeje o curso
considerando que o material didático-pedagógico, as atividades e as avaliações,
devem contribuir e promover as interações entre os estudantes e o professor,
entre os estudantes e seus pares e entre os estudantes e o conteúdo programático.
Outra questão fundamental a ser considerada, no planejamento e durante o curso,
diz respeito às devolutivas, relativas às atividades propostas, e a
disponibilidade ativa do professor para apoiar os estudantes. Como não há
presencialidade e as interações acontecem por meio das plataformas digitais
e/ou dos materiais impressos (dependendo do curso) é preciso que as devolutivas
aos estudantes ocorrem de forma rápida, que o professor observe as
dificuldades dos estudantes e se disponibilize para ajudá-los, de forma a para
evitar a evasão, infelizmente, muito comum nesta modalidade. Esta estratégia
deve ser divulgada aos estudantes para que saibam como, quando e onde encontrar
apoio. Finalmente, é imprescindível que o professor, ao planejar seu curso,
indique ao estudante como será avaliado e por quais critérios, e que tais
informações também sejam divulgadas. Um excelente recurso para esta questão é a
utilização de rubricas avaliativas.
É necessário ao professor, ministrando um curso em EaD,
estabelecer critérios para escolha de material didático-pedagógico. Considero
que o primeiro critério é avaliar a possibilidade de interação que o material
proporcionaria ao desenvolvimento das atividades propostas. O segundo critério
a ser considerado é o formato, a disponibilização e envio deste material:
impresso, digital, enviado pelo serviço de correio físico ou correio
eletrônico, disponibilizado em uma plataforma digital, etc. Um terceiro
critério diz respeito a materialidade e recursos disponíveis para a produção
deste material didático-pedagógico: financiamento, recursos técnicos e equipes
envolvidas. Obviamente outros critérios podem, e devem, ser considerados:
público alvo, a equipe pedagógica e o perfil docente, a duração do curso,
dentre outros. Contudo, o que se pressupõem, sempre, é que os materiais e
estratégias empregadas em cursos na modalidade EaD não são mera transposição
daqueles/daquelas utilizadas em cursos presenciais.
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